31/07/2009

Bolo armênio, folhas metálicas e cia!

Dei inicio a uma pesquisa referente a técnica construtiva de imagens sacras. Estou no momento de buscar referencias e materiais... Meus principais nomes são Beatriz Coelho, Eduardo Etzel e Stanislaw Herstal. To curtindo bastante essa pesquisa, o tema é muito interessante. Só estou com uma dificuldade enorme em entender por que a madeira foi o material predileto no séc XVIII. Será por causa do Barroco? Da qualidade do material? Enfim... vou descobrir!!! Feliz feliz feliz...

Ah.. Essa é uma imagem de Maria Madalena, executada por Francisco Xavier de Brito... Está em exposição no Museu de Arte Sacra de São Paulo. Acho ela linda demais !!!

2 comentários:

  1. Comentando sobre sua análise, a madeira tem sido usada na tecnica de folheaçao a ouro classica, que inclue tambem as imagens de santos e relicários, principalmente pela capacidade de facil manipulaçao da forma e sua resistencia ao longo dos séculos; a madeira tem sido na verdade uma vitrine ou base para outras substancias que ajudam no resultado final da obra.
    No caso especifico de imagens de santos por exemplo, quase que 100% usavam as seguintes substancias de preparaçao da madeira para receber uma pintura ou acabamento artistico:
    ingredientes para pintar pequenas peças, para maiores peças aumenta-se a quantidade,
    Preparação de fundos e medidas quantitativas

    50g de carbonato de cálcio
    50g de cola de coelho
    75ml de água filtrada
    ____________________
    26g de gesso crê
    12,5g de branco de titânio acrilico
    25g de cola de coelho
    50ml de água filtrada
    ___________________
    20g branco titânio óleo
    15g de gesso crê
    10 g de óleo de linhaça
    Ideal para imagens (estatuetas)

    estas misturas sao todas preparadas em banho maria, devem ser aplicadas e posteriormente lixadas, para receberem tintas a base de óleo ou temperas, em caso de folheaçao a ouro, que exige ainda mais preparo de superficie, sendo após esta etapa aplicada uma substancia chamada bolus armenio com cola de coelho para receber a folha de ouro e dar mais brilho a superficie e deixar mais compacta.
    se tiver duvidas e precisar de esclarecimentos conte comigo,
    andrezanotelli@hotmail.com


    ATT

    André Zanotelli ( artista e pesquisador auto didata)

    ResponderExcluir
  2. Amigo estou fezendo uma pesquisa sobre temperas e carnação , gostaria de saber se tem alguma literatura que tenha receitas para fazer a tinta para carnação , hoje en dia pintão com tinta oleo

    mar eu queria saber como era feita a antiga que fica como uma porcelana qual material era usado fico agradecido se poder me ajudar.

    grato

    meu emeil : anroxa_pe@hotmail.com

    ResponderExcluir