19/08/2011

Nunca pensei ouvir isso..

Depois de muito tempo, volto a esse veiculo pra relatar uma experiência nada prazerosa! Moro num bairro residencial, e muitas casas do entorno são alugadas. Em uma dessas casas morava uma família que "criava" uma cachorrinha, com meses de vida ainda. Sempre soube que o tratamento da cachorra não era nada 5 estrelas, inclusive ela nem tomava vacinas. Um dia essa família resolveu sair da casa, e eis a surpresa nada surpreendente: Deixaram a cachorrinha!

Ela ficou jogada na rua, mas a sorte é que também tenho vizinhos muito bons que ajudaram com uma casinha, colocada em minha calçada, pra ela dormir e todos davam comida também. Até que percebemos que, muito esperta, ela corria atrás dos carros e das pessoas que passavam na rua. Muitos a agrediam com chutes! Então resolvemos coloca-la dentro de casa. Isso há 5 dias.

Pra nossa surpresa a cachorra começou a ficar debilitada, com muita secreção nos olhos e nariz, tosse e não conseguia se sustentar em pé. Achamos que poderia ser por conta da mudança brusca de ambiente e alimentação, afinal, além do que dávamos ela comia muito lixo, bebia água do esgoto.. Isso não conseguíamos evitar.

Resolvemos pesquisar os sintomas e descobrimos uma doença chamada Cinomose (http://www.center.vet.br/cinomose.html). Resolvemos então, minha Avó e eu, leva-la ao veterinário, e constatada a nossa suspeita veio o desespero. A Doutora nos informou sobre as etapas da doença e como é difícil o cão se curar, disse ainda que ela estava em um estágio avançado, com pulmões lesionados e tudo o mais...

A cachorrinha tomou todos os medicamentos possíveis, compramos também remédios de uso oral pra ela tomar durante 10 dias. Mas a Doutora não nos polpou em dizer que teriamos que decidir ou não pela Eutanásia, caso a cachorrinha apresentasse complicações no quadro clínico, o que agravaria em sequelas irreparáveis.

Essa palavra foi muito chocante pra mim!!!!! tem um peso muito forte, foi horrível!
Jamais farei isso até ter certeza de que será o melhor pra ela.

E como se não bastasse também descobri que é uma doença de fácil contagio, pelo ar. Fui alertada a imunizar todos os animais que tinham tido contato com a cachorrinha (meus 3 gatos e minha cachorra). Corri para pega-los e todos tomaram a vacina preventiva! Esse foi outro desespero que não desejo a ninguém. Imaginar que todos os meus amados bichinhos podiam estar contaminados, pra mim foi o fim!

Enfim, a cachorrinha está deitada, ainda abana o rabinho quando a chamamos. Procuro dar o máximo de atenção a ela e espero que tudo dê certo. Sei que ainda sofrerei muito por tudo isso e em toda a minha vida. Esse é o preço por amar tanto os animais.

É isso.. To triste
(na foto: O Dudu e a Fusky)

2 comentários: